O acesso dos estudantes negros ao ensino superior: O caso da UFCSPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9938

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Sistema de Cotas, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho busca compreender o impacto das políticas de ações afirmativas no ensino superior. Nesse sentido, três objetivos orientaram o estudo: avaliar a distribuição dos estudantes negros por curso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; comparar o percentual de estudantes negros matriculados por curso com a representação proporcional do grupo no estado do Rio Grande do Sul; analisar a distribuição dos estudantes negros por curso na ampla concorrência. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e revelaram a ampliação da participação de estudantes negros em todos os cursos e em patamares superiores à participação dessa população no estado e que o fim da Lei n. 12.711/2012 terá como impacto imediato a retração de matrículas de estudantes negros.

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Biografia do Autor

Edmilson Santos dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Petrolina-PE, Brasil

Licenciado em Educação Física (1987), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998-2011). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pela Universidade do Porto, Portugal. Pesquisador do Grupo de Pesquisa DataEnem, atuando na área de políticas públicas de ações afirmativas.

Maria da Conceição dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Graduada em pedagogia, mestra, doutora em Educação e professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Pró-reitora de Extensão e Cultura. Foi Coordenadora do Núcleo de Políticas em Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE (2020-2022). É líder do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais - Laberer/UFPE. Membro do GT 21- Educação das Relações Étnico-raciais da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) negros(as).

Yure Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Graduado em Pedagogia e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI) e do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer). Membro do GT 21- Educação das Relações Étnico-raciais da ANPED. Assessor de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) negros(as) (ABPN) e Assistente Editorial da Revista ABPN.

Mário Resende, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju-SE, Brasil

Graduado em História e mestre em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor das disciplinas Cultura Brasileira, Projetos Culturais, e Cultura Afro-brasileira nos Cursos das Licenciaturas em Dança e História/EAD/CESAD/UFS. Ex-secretário nacional do Conselho Nacional de Promoção e Igualdade Racial - CNPIR/SEPPIR(2016). Assessor do gabinete do secretário de estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe/Governo de Sergipe. Doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC/USP.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Santos, E. S. dos, Reis, M. da C. dos, Silva, Y. G. da, & Resende, M. (2023). O acesso dos estudantes negros ao ensino superior: O caso da UFCSPA. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09938. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9938

Edição

Seção

Artigos