Balanço do PNE (2014-2024): As políticas de ação afirmativa na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10593

Palavras-chave:

Acesso à Educação Superior, Plano Nacional de Educação, Ação Afirmativa, Racismo

Resumo

Com base em resultados de pesquisa coordenada pelas autoras, o texto aborda os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e recomendações para o novo PNE referentes às ações afirmativas na educação superior. Apesar dos inúmeros avanços, sobretudo após a Lei de Cotas (Lei n. 12.711, 2012), destacam-se três grandes desafios: a baixa institucionalização dessas políticas nas universidades, ainda consideradas de responsabilidade de instâncias vinculadas à assistência estudantil e/ou à igualdade étnico-racial; a redução expressiva do financiamento da educação superior decorrente das drásticas políticas de ajuste fiscal, que sufocaram as condições de permanência estudantil nos últimos anos; e a insuficiente abordagem sobre as ações afirmativas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apple, M. W. (2001). Políticas de direita e branquidade: A presença ausente da raça nas reformas educacionais. Revista Brasileira de Educação, (16), 61-67. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000100007

Bento, M. A. S. (2002). Branqueamento e branquitude no Brasil. In I. Carone, & M. A. S. Bento (Orgs.), Psicologia social do racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil (pp. 25-58). Vozes.

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2022). Balanço do Plano Nacional de Educação [Estudos e Relatórios]. https://campanha.org.br/acervo/balanco-do-pne-2022/

Carreira, D. (2018). O lugar dos sujeitos brancos na luta antirracista. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, 15(28), 127-137.

Carreira, D. (2021). Plano Nacional de Educação: Dos desafios da implementação à instrumento de luta política. Educação em Movimento: O direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia (pp. 110-136). Fundação Santillana, Undime.

Carreira, D., Souza, A. L. S., & Teixeira, J. (2022) A avaliação institucional no Sinaes e a institucionalização da Lei de Cotas: Desafios e potências. In R. Heringer, & D. Carreira (Orgs.), 10 anos da Lei de Cotas. Conquistas e perspectivas (pp. 454-518). Faculdade de Educação da UFRJ/Ação Educativa.

Carvalho, J. J. de (2006). O confinamento racial do mundo acadêmico brasileiro. Revista USP, (68), 88-103. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p88-103

Carvalho, R. R. da S., & Oliveira, J. F. de (2022). Expansão e qualidade da educação superior: Um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024. Avaliação: Revista de Avaliação da Educação Superior (Campinas), 27(2), 227-247. https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200002

Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. (2010). Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes. Brasília, DF.

Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. (2016). Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm

Ferreira, A. de J. (2014). Teoria racial crítica e letramento racial crítico: Narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, 6(14), 236-263. https://abpnrevista.org.br/site/article/view/141

Geledés – Instituto da Mulher Negra. (2013). Guia de enfrentamento do Racismo Institucional. Geledés.

Heringer, R. (2018). Democratização da educação superior no Brasil: Das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 7-17. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p7

Heringer, R., & Carreira, D. (Orgs.). (2022). 10 anos da Lei de Cotas. Conquistas e perspectivas. Faculdade de Educação da UFRJ/Ação Educativa.

Honorato, G., Zucarelli, C., Carvalhaes, F., Klitzke, M., & Coelho, R. (2022). Trajetórias das desigualdades raciais na educação superior e o acesso às universidades federais sob a Lei de Cotas. In R. Heringer, & D. Carreira (Orgs.), 10 anos da Lei de Cotas. Conquistas e perspectivas (pp. 35-67). Faculdade de Educação da UFRJ/Ação Educativa.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2022. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf

Jesus, R. E. (2021). Quem quer (pode) ser negro no Brasil?. Autêntica Editora.

Lei complementar n. 200, de 30 de agosto de 2023. Institui regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do País e criar as condições adequadas ao crescimento socioeconômico, com fundamento no art. 6º da Emenda Constitucional n. 126, de 21 de dezembro de 2022, e no inciso VIII do caput e no parágrafo único do art. 163 da Constituição Federal; e altera a Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp200.htm

Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF.

Lei n. 12.990, de 9 de junho de 2014. (2014). Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Brasília, DF.

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF.

Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm

Lei n. 14.723, de 13 de novembro de 2023. (2023). Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Brasília, DF.

Lei n. 14.934, de 25 de julho de 2024. (2024). Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14934.htm

Moehlecke, S. (2004). Fronteiras da igualdade no ensino superior: Excelência e justiça racial. [Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07012005-100851/pt-br.php

Portaria Normativa n. 39, de 12 de dezembro de 2007. (2007). Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF.

Portaria Normativa n. 40, de 12 de dezembro de 2007. (2010). Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outras disposições. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 249, 23-31.

Projeto de Lei n. 1.958. (2021). Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Brasília, DF.

Santos, A. E. D., & Lira, T. S. V. (2023). Crise, recrudescimento do neoliberalismo e seus reflexos no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O Social em Questão, 1(55), 261-286. https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61453

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

Carreira, D., & Heringer, R. (2024). Balanço do PNE (2014-2024): As políticas de ação afirmativa na educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10593. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10593

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024