Análise comparativa de matrizes de avaliação: Enem, Paebes, Planea e Exeims-BC
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10997Palavras-chave:
Políticas de Avaliação, Ensino Médio, América Latina, Matrizes de ReferênciaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar e comparar as matrizes de referência de duas políticas de avaliação nacionais (Enem/Brasil e Planea/México) e duas estaduais (Paebes/Espírito Santo e Exeims-BC/Baixa Califórnia). O caráter qualitativo e documental baseia-se no método comparativo, utilizando o software Iramuteq, e as fontes são as matrizes de referência dos quatro exames. Os resultados apontam a similaridade dos componentes curriculares avaliados, com ênfase nas matemáticas e língua materna, além do predomínio de competências relacionadas com o âmbito cognitivo. Em conclusão, questiona-se a relevância de haver duas avaliações similares em componentes curriculares e as competências avaliadas para o ensino secundário.
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