Accountability educacional: sentidos discursivos em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.7946

Palavras-chave:

Política Educacional, Avaliação da Educação, Educação Básica, Accountability

Resumo

O trabalho discute os sentidos do termo accountability em educação a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) presente em estudos acadêmicos que se dedicaram a pesquisar políticas de avaliação no Brasil e sua relação com esse termo. Os resultados revelaram discursos heterogêneos quanto à tradução de accountability, mas constatou- -se uma polarização que traduz o termo ora como prestação de contas, ora como responsabilização, sendo este último sentido encontrado mais recorrentemente. A expressão analisada assume uma representação social negativa ao ser associada à responsabilização dos profissionais da educação pelos resultados das avaliações em larga escala e vinculada à responsabilização, de forma mais direta e explícita, aos programas de incentivos salariais.

 

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Biografia do Autor

Maria Angela Alves de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Técnica em Assuntos Educacionais, na mesma Universidade, vinculada ao Departamento de Ciência da Informação do Centro de Artes e Comunicação (DCI/CAC).

Ana Lúcia Félix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora  do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

Oliveira, M. A. A. de, & Santos, A. L. F. dos. (2021). Accountability educacional: sentidos discursivos em análise . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e07946. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7946

Edição

Seção

Artigos