Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa e Inovação Responsáveis, Educação, Revisão

Resumo

Esta revisão sistemática busca identificar quais procedimentos metodológicos são adotados em estudos empíricos sobre pesquisa e inovação responsáveis em educação. Ao total, 5 teses, 3 dissertações e 31 artigos científicos foram extraídos das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, SciELO, Eric e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após a análise desses estudos no software Mendeley, apenas 19 atenderam aos critérios de inclusão. Conclui-se que mais pesquisas são necessárias sobre essa temática na área da educação, resultando em uma sociedade na qual as práticas de pesquisa e inovação visem a alcançar resultados sustentáveis, eticamente aceitáveis e socialmente desejáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amos, R., & Levinson, R. (2019). Socio-scientific inquiry-based learning: An approach for engaging with the 2030 Sustainable Development Goals through school science. International Journal of Development Education and Global Learning, 11(1), 29-49. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1220158.pdf

Atteveldt, N., Tijsma, G., Janssen, T., & Kupper, F. (2019). Responsible research and innovation as a novel approach to guide educational impact of mind, brain, and education research. Mind, Brain, and Education, 13(4), 279-287. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31749892/

Bardone, E., Burget, M., Saage, K., & Taaler, M. (2017). Making sense of responsible research and innovation in science education through inquiry-based learning: Examples from the field. Science Education International, 28(4), 293-304. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1161532.pdf

Blonder, R., Zemler, E., & Rosenfeld, S. (2016). The story of lead: A context for learning about responsible research and innovation (RRI) in the chemistry classroom. Chemistry Education Research and Practice, 17(4), 1145-1155. https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2016/rp/c6rp00177g?page=search

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136. https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220

Bourne, K., Wilkinson, C., Bancroft, M., Robinson, G., Noel, C., Varadi, A., Watson, M., Foster, M., & Lewis, D. (2018). Uwe BoxED: Empowering students in the “real world” – Providing responsible research and innovation opportunities through the BoxED Project. Higher Education Pedagogies, 3(1), 451-462. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23752696.2018.1462098

Comissão Europeia. (2020). Institutional changes towards responsible research and innovation: Achievements in Horizon 2020 and recommendations on the way forward. União Europeia. https://research-and-innovation.ec.europa.eu/document/download/1abc99ff-f0d0-4b3d-93ef-2bb98e29b9e1_en?filename=ec_rtd_swafs_report-rri.pdf

Costa, A. M. (2018). A coaprendizagem na formação de gestores públicos em um ambiente de coinvestigação para pesquisa e inovação responsáveis. Revista e-Curriculum, 16(2), 445-466. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p445-466

De Vocht, M., & Laherto, A. (2017). Profiling teachers based on their professional attitudes towards teaching responsible research and innovation. European Journal of Science and Mathematics Education, 5(3), 271-284. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1149943.pdf

De Vocht, M., Laherto, A., & Parchmann, I. (2017). Exploring teachers’ concerns about bringing responsible research and innovation to european science classrooms. Journal of Science Teacher Education, 28(4), 326-346. https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/1046560X.2017.1343602

De Vries, B., Schouwenaars, I., & Stokhof, H. (2017). Turning teachers into designers: The case of the ark of inquiry. Science Education International, 28(4), 246-257. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1161527.pdf

Esteban, F. J. F., Segundo, C. L.-S., Prieto, M. C., & López, E. M. (2022). Di(ver)sidades: Fotoetnografía, coeducación y vulnerabilidad moral. En-Claves del Pensamiento, 16(31), 1-17. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-879X2022000100213&lang=pt

Hadjichambis, A. C., Georgiou, Y., Hadjichambi, D. P., Kyza, E. A., Agesilaou, A., & Mappouras, D. (2019). Promoting RRI and active citizenship in an inquiry-based controversial socio-scientific issue: The case of cholesterol regulation with statins. Journal of Biological Education, 53(5), 548-560. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00219266.2018.1530277?journalCode=rjbe20

Kowalski, R. P. G. (2018). Metodologia de projeto para o ensino de design: Uma proposta de aprendizagem colaborativa na perspectiva da pesquisa e inovação responsáveis [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Pergamum. https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//00006a/00006ac1.pdf

Kyza, E. A., & Agesilaou, A. (2022). Investigating the processes of teacher and researcher empowerment and learning in co-design settings. Cognition and Instruction, 40(1), 100-125. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07370008.2021.2010213?scroll=top&needAccess=true

Lopes, J. K. P., Sachinski, G. P., & Torres, P. L. (2021). Pesquisa e inovação responsáveis na educação básica: Uma abordagem transversal por meio da aprendizagem baseada em projetos no contexto da covid-19. Revista Interacções, 17(57), 78-99. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25183

Moraes, M. C. (2012). Transdisciplinaridade e educação. In S. M. O. Magalhães, & R. C. C. R. de Souza (Orgs.), Formação de professores: Elos da dimensão complexa e transdisciplinar (pp. 71-90). Editora da PUC Goiás.

Okada, A. (2016). Engaging Science: Innovative teaching for responsible citizenship – Engage. The Open University.

Okada, A., Kowalski, R. P. G., Kirner, C., & Torres, P. L. (2018). Factors influencing teachers’ adoption of AR inquiry games to foster skills for responsible research and innovation. Interactive Learning Environments, 27(3), 324-335. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2018.1473257?journalCode=nile20

Okada, A., & Rodrigues, E. (2018). A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In C. S. Teixeira, & M. V. Souza (Orgs.), Educação fora da caixa: Tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação (pp. 41-53). Blucher.

Picheth, F. M. F. (2007). PeArte: Um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Pinto, S. M. da C., & Ribeiro, S. F. (2018). Pesquisa e inovação responsáveis na formação científica dos estudantes da educação superior. Revista e-Curriculum, 16(2), 420-444. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444

Rocha, A. K. L. T. (2019). Educação profissional na Bahia: Representações sociais dos egressos no território de identidade de Irecê – TII [Tese de doutorado, Universidade do Estado da Bahia]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7856402

Rosa, L. Q. da. (2022). Comunicação do conhecimento em pesquisa e inovação responsáveis (RRI) na educação em rede [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243976

RRI Tools. (2020). Investigación e Innovación Responsables. https://www.rri-tools.eu/about-rri#

Rundgren, C. J., & Chang Rundgren, S. N. (2018). Aiming for responsible and competent citizenship through teacher professional development on teaching socioscientific inquiry-based learning (SSIBL). Asia-Pacific Forum on Science Learning and Teaching, 19(2), Article 2. https://www.eduhk.hk/apfslt/download/v19_issue2_files/changsn.pdf

Sachinski, G. P. (2022). Contribuições da pesquisa e inovação responsáveis (RRI) para o desenvolvimento dos multiletramentos do aluno do ensino médio: Possibilidades no ensino de Língua Portuguesa [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/ viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11647743

Santos, K. E. E. dos, Torres, P. L., & Chery, P. N. (2020). Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI. Revista Exitus, 10, Artigo e020059. https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203

Schiavon, S. H. (2015). Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores: Uma discussão metodológica [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2970044

Souza, V. M. de. (2021). Pesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: Articulações no contexto da educação em ciências [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Itajubá]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10975918

Veneu, F., Rosse, C., & Costa, M. (2017). Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: A elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro. Da Investigação às Práticas, 7(2), 22-33. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/9831/1/132-507-2-PB.pdf

Vosgerau, D. S. R., & Romanowski, J. P. (2014). Estudos de revisão: Implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165-189

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

Lopes , J. K. P., & Torres, P. L. (2024). Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática. Cadernos De Pesquisa, 54, e10125. Recuperado de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10125

Edição

Seção

Artigos