Yvonne Jean: Um olhar sobre a Escola Regional de Meriti, RJ, 1948

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Regional de Meriti, Armanda Alberto, Yvonne Jean

Resumo

Tomando por fonte o relato de uma visita da jornalista belgo-brasileira Yvonne Jean à Escola Regional de Meriti em 1948, o objetivo deste artigo é construir uma compreensão dessa narrativa sobre méritos e deméritos, sucessos e insucessos, inovações e problemas do modelo educacional praticado na escola e tendo em vista os desafios próprios da educação brasileira daqueles tempos. De início, a atenção recai sobre as práticas inovadoras da escola de Meriti conforme a descrição e interpretação de Yvonne Jean; depois, o foco se concentra nas ponderações críticas dela sobre o modelo de escolarização da escola visitada, instituição particular dirigida por uma partidária da Escola Nova e que se destacava no cenário do estado do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Doutor em Educação. Professor adjunto da UnB. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de História e Historiografia da Educação. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (Nepie).

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia (MG), Brasil

Doutora em Educação. Professora titular da UFU. Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

Alberto, A. Á. (1932). O manifesto dos pioneiros da educação nova. HISTEDBR. https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf

Alberto, A. Á. (1997). A Escola Regional de Meriti – Uma tentativa de escola moderna. Tese n. 79. In M. J. F. F. Costa, D. R. Shena, & M. A. Schmidt (Orgs.), I Conferência Nacional de Educação (pp. 446-451). Inep. (Obra original publicada em 1927).

Alberto, A. Á. (2016). Uma experiência de escola regional. In A. Á. Alberto (Org.), A Escola Regional de Meriti – Documentário (1921-1964) (pp. 57-66). Inep.

Baduy, M. (2020). Grupo Escolar Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: Sua historicidade e o contexto econômico e social de Ituiutaba em sua implantação [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Uberlândia]. Repositório Institucional – Universidade Federal de Uberlândia. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29313

Barbato, L. F. T. (2015). Entre preconceitos, conceitos e impressões: O Brasil e sua condição tropical na Revue des Deux Mondes (1829-1977) [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/950576

Cunha, M. V. (2010). A escola contra a família. In E. M. S. T. Lopes, L. M. de Faria, Júnior, & C. G. Veiga (Orgs.), 500 anos de educação no Brasil (pp. 447-468). Autêntica.

Faria, L. M. de, Filho. (2000). Para entender a relação escola-família: Uma contribuição da história da educação. São Paulo em Perspectiva, 14(2), 44-50. https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200007

Ginzburg, C. (1991). Os pombos abriram os olhos: Conspiração popular na Itália do século XVII. In C. Ginzburg, E. Castelnuovo, & C. Poni, A micro-história e outros ensaios (pp. 131-142). Difel.

Jean, Y. (1948). Visitando escolas. Ministério da Educação e Saúde.

Jean, Y. (2016). Inovações admiráveis. In A. Á. Alberto (Org.), A Escola Regional de Meriti –Documentário (pp. 143-150). Inep.

Kuenzer, A. Z. (2007). Da dualidade assumida à dualidade negada: O discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, 28(100), 1153-1178. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024

Libâneo, J. C. (2012). O dualismo perverso da escola pública brasileira: Escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38(1), 13-28. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001

Mignot, A. C. V. (2002). Armanda Álvaro Alberto. In M. L. Fávero, & J. M. Britto (Orgs.), Dicionário de educadores do Brasil: Da Colônia aos dias atuais (pp. 154-163). Inep.

Mignot, A. C. V. (2010). Armanda Álvaro Alberto. Fundação Joaquim Nabuco; Massangana.

Mignot, A. C. V., & Dias, A. (2021). Apresentação. Revista Linhas, 22(50), 5-11. https://doi.org/10.5965/1984723822502021005

Oliveira, M. A. T. (2019). O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: Trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906-1934). Cadernos de História da Educação, 18(2), 386-405. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-7

Petry, M. G., & Silva, V. L. G. da. (2013). Museu escolar: Sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20). História da Educação, 17(41), 79-101. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/38773

Saviani, D. (2007). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.

Souza, R. F. (1998). Templos de civilização: A implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). Editora Unesp

Teixeira, A. P. T. (2018). Uma cosmopolita nos trópicos: A trajetória de Yvonne Jean no jornalismo carioca (1940-1950) [Tese de doutorado, Fundação Getulio Vargas]. FGV Repositório Institucional Acadêmico. https://repositorio.fgv.br/items/9395924b-9d3c-46fc-8d7f-f6719e9fa4cb

Vidal, D. G. (2006). Grupos escolares: Cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Mercado de Letras.

Publicado

05-11-2024

Como Citar

Anjos, J. J. T. dos, & Ribeiro, B. de O. L. (2024). Yvonne Jean: Um olhar sobre a Escola Regional de Meriti, RJ, 1948. Cadernos De Pesquisa, 54, e10773. Recuperado de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10773

Edição

Seção

Artigos