People with disabilities and Sisu quotas: Mapping of eligibility criteria
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410610Keywords:
Quota System, People with Disabilities, Higher Education, Sistema de Seleção Unificada – SisuAbstract
The present study, exploratory and using document analysis, mapped the criteria established by 62 federal universities for eligibility, for students with disabilities, for the for the Sistema de Seleção Unificada [Unified Selection System] (SISU) quota policy. The public notices and terms of adherence of the 2019 selection processes, based on the fundamentals of the social model of disability, the Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência [Convention on the rights of people with disabilities] and the Lei Brasileira de Inclusão [Brazilian Law of Inclusion] (LBI), were analyzed. The results indicate that the norms align with the medical model and ignore the conception of the Convention and of the LBI. Despite being a unique process, there are significant differences in the criteria and the requirements for the proof of disability at each university, which may weaken the policy and the legal security of the candidates.
Downloads
References
Angelucci, C. B. (2014). Medicalização das diferenças funcionais: Continuísmos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances: Estudos sobre Educação, 25(1), 116-134. https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2745
Araujo, A. C., & Lotufo, F., Neto. (2014). A nova classificação americana para os transtornos mentais: O DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 16(1), 67-82. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barnes, C. (1999). Disability studies: New or not so new directions? Disability & Society, 14(4), 577-580.
Böck, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2020). O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Educação, Artes e Inclusão, 16(2), 361-380. https://doi.org/10.5965/1984317815022019361
Breitenbach, F. V. (2018). A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: Obstáculos e possibilidades [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16240
Campbell, F. K. (2001). Inciting legal fictions: Disability’s date with ontology and the ableist body of the law. Griffith Law Review, 10(1), 42-62.
Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. (1999). Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm
Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (2005). Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. (2009). Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2009/decreto-6949-25-agosto-2009-590871-publicacaooriginal-115983-pe.html
Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012. (2012). Regulamenta a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília. DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7824.htm
Decreto n. 9.034, de 20 de abril de 2017. (2017). Altera o Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF. https://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9034.htm
Decreto n. 11.487, de 10 de abril de 2023. (2023). Institui o Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/Decreto/D11487.htm
Dhanda, A. (2008). Construindo um novo léxico dos direitos humanos: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. Sur: Revista Internacional de Direitos Humanos, 5(8), 42-59. https://doi.org/10.1590/S1806-64452008000100003
Diniz, D. (2007). O que é deficiência (Coleção Primeiros Passos). Brasiliense.
Fonseca. R. T. M. da. (2009). A ONU e o seu conceito revolucionário de pessoa com deficiência. Revista LTr. Legislação do Trabalho, 72(3), 263-270.
Gesser, M., Nuernberg, A. H., & Toneli, M. J. F. (2012). A contribuição do modelo social da deficiência à psicologia social. Psicologia & Sociedade, 24(3), 557-566. https://www.scielo.br/j/psoc/a/PhdsqtyL5T8fRwTp9JD3T6M/?format=pdf&lang=pt
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2018). Nota técnica 01/2018. IBGE. https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/metodologia/notas_tecnicas/nota_tecnica_2018_01_censo2010.pdf
Lanna, M. C. M., Júnior. (Org.). (2010). História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. (2012). Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. (2016). Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm
Lei n. 14.723, de 13 de novembro de 2023. (2023). Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14723.htm
Leme, M. E. S. (2015). Deficiência e o mundo do trabalho: Discursos e contradições. Autores Associados.
Maior, I. M. M. L. (2019). Avaliação da deficiência. In M. A. Gugel (Org.), Diálogos aprofundados sobre os direitos das pessoas com deficiência [E-book]. Instituto RTM de Direitos do Trabalho e Gestão Sindical.
Maior, I. M. M. L. (2022). Instrumento de avaliação da deficiência: Por que é necessário e como deve ser criado para atender à CDPD. In Escola da Defensoria Pública de São Paulo, A nova avaliação da deficiência e os impactos sobre os direitos das pessoas com deficiência [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=iQbaMTjyxGc
Medeiros, M., & Diniz, D. (2004). Envelhecimento e deficiência. In A. A. Camarano (Org.), Os novos idosos brasileiros: Muito além dos 60? (pp. 107-120). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Minayo, C. S. (2012). Análise qualitativa: Teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626.
Ministério da Educação (MEC). (2023). Portal único de acesso ao ensino superior: Sisu. MEC. https://acessounico.mec.gov.br/sisu
Motta, F. (2011). Concurso público: Direito à nomeação e à existência de “cadastro de reserva”. Revista do TCU, (120), 51-67. https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/160
Organização das Nações Unidas (ONU). (2007). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. ONU.
Pagaime, A. (2022). Estudantes com deficiência e as cotas do Sisu: Critérios de elegibilidade para ingresso nas universidades federais [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-18012023-104232/pt-br.php
Portaria Normativa n. 18, de 11 de outubro de 2012. (2012). Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/portaria_18.pdf
Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012. (2012). Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Brasília, DF. https://sisugestao.mec.gov.br/docs/portaria-2012-21.pdf
Portaria Normativa n. 9, de 5 de maio de 2017. (2017). Altera a Portaria Normativa MEC no 18, de11 de outubro de 2012, e a Portaria NormativaMEC no 21, de 5 de novembro de2012, e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20200505/do1-2017-05-08-portaria-normativa-n-9-de-5-de-maio-de-2017-20200490
Portaria n. 1.117, de 1º de novembro de 2018. (2018). Altera a Portaria Normativa MEC n. 18, de 11 de outubro de 2012, e a Portaria Normativa MEC n. 21, de 5 de novembro de 2012. Brasília, DF. http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48448738/do1-2018-11-05-portaria-n-1-117-de-1-de-novembro-de-2018-48448535
Sassaki, R. K. (2019a). Pessoas com deficiência psicossocial e seus direitos humanos. In M. A. Gugel (Org.), Diálogos aprofundados sobre os direitos das pessoas com deficiência [E-book]. Instituto RTM de Direito do Trabalho e Gestão Sindical.
Sassaki, R. K. (2019b). Relendo o conceito de inclusão afirmado na C.D.P.D. em 2006. Revista Reação, 22(127), 18-19.
Skliar, C. (1998). Bilinguismo e biculturalismo: Uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Revista Brasileira de Educação, (8), 44-57. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781998000200005&lng=es&nrm=iso
Súmula n. 377, de 24 de abril de 2009. (2009). Superior Tribunal de Justiça. Brasília, DF. https://www.stj.jus.br/docs_internet/revista/eletronica/stj-revista-sumulas-2013_34_capSumula377.pdf
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). (2018). Edital n. 1.196/GR/UFFS/2018. UFFS. https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2018-1196
Universidade Federal de Alagoas (UFAL). (2019). Edital n. 03/2019, de 21 de janeiro de 2019. UFAL. https://copeve.ufal.br/sistema/anexos/Processo%20Seletivo%20UFAL%202019%20-%20SiSU%20 2019.1/Edital%20N%203.2019%20-%20Progradufal%20-%20Ufal%20Sisu%202019.1.pdf
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). (2019). Edital n. 004/2019. UFSM. https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2019/01/Edital-Chamada-Regular-SiSU-1-2019-_vers%C3%A3o-retificada_-1.pdf
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (2018). Edital Prograd n. 24/2018. UFSCar. https://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/cursos-presenciais-sisu/Edital_ingpres2019_ufscar_pbl.pdf
Universidade Federal de Viçosa (UFV). (2019). Edital UFV/SISU N. 29/2018/PRE. UFV. https://www2.pse.ufv.br/wp-content/uploads/2019/01/Edital-SISU_C_2019_DIAG_ULTIMO.pdf
Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). (2018). Edital n. 91/2018. Ufopa. https://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proen/documentos/2018/eaf0eb93ab70390170cd6fdcda6901f6.pdf
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (2019). Edital n. 001/2019 – DACA/PROGRAD. UFRN. https://sisu.ufrn.br/
Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). (2019). Processo seletivo Sisu 2019 – Edital 001/2019. Comissão Multiprofissional. Ufersa. https://sisu.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/89/2019/02/2%C2%AA-Convoca%C3%A7%C3%A3o-para-comiss%C3%A3o-multiprofissional.pdf
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (2018). Edital 18/2018 – Prograd. UTFPR. https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/reitoria/sisu/edicoes-anteriores/2018.2/ed-018-18-sisu-2018-2-retificado-em-19-06-18/@@download/arquivo_edital
Vilela, L. (2022). As características biopsicossocial e interdisciplinar como fundamentos do instrumento de avaliação. In Escola da Defensoria Pública de São Paulo, A nova avaliação da deficiência e os impactos sobre os direitos das pessoas com deficiência [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=iQbaMTjyxGc
Vilela, L. (2023). Inclusão da pessoa com deficiência no trabalho: Entendendo a deficiência [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=G6z5US5wmAQ
Veltrone, A. A., & Mendes, E. G. (2012). Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em Perspectiva, 3(2), 360-373. https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6537
Xavier, J. S., & Schwartzman, J. S. (2018). Avaliação diagnóstica interdisciplinar em indivíduos com suspeita de transtorno do espectro do autismo e o diagnóstico diferencial com a deficiência intelectual. In C. A. de La H. Amato, D. Brunoni, & P. S. Boggio (Orgs.), Distúrbios do desenvolvimento: Estudos interdisciplinares (pp. 109-118). Memnon Edições Científicas.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).