As muitas facetas da alfabetização

Authors

  • Magda Becker Soares

Keywords:

, Processo de ensino-aprendizagem, Psicolingüística, Material didático, Formação de professores

Abstract

Considerando a multiplicidade de facetas do fenômeno alfabetização, o artigo discute algumas das principais perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado, agrupando-as sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização (aspectos psicológico, psicolingüístico, sociolingüístico e propriamente lingüístico) e os condicionantes desse processo (pressupostos sociais, culturais e políticos). Apontam-se as implicações das diferentes perspectivas para os problemas de método, material didático, definição de pré-requisitos e formação do alfabetizador, e defende-se a necessidade de uma teoria coerente da alfabetização, que concilie resultados e integre estruturadamente estudos sobre as diferentes facetas do processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Magda Becker Soares

Published

1985-02-28

How to Cite

Soares, M. B. (1985). As muitas facetas da alfabetização. Cadernos De Pesquisa, (52), 19–24. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/1358

Issue

Section

Articles