Do trabalho à formação de professores

Authors

  • Menga Lüdke Universidde Católica do Rio de Janeiro
  • Luiz Alberto Boing Centro Pedagógico Pedro Arrupe

Keywords:

Formação de Professores, Qualificação, Trabalho, Universidades

Abstract

Focaliza-se o trabalho como via de realização pessoal, no caso do professor da educação básica como ponto de partida para sua formação. O magistério, um trabalho considerado fácil, na verdade envolve muitas dificuldades, que se refletem como desafios à formação de futuros professores. São analisados alguns desses desafios e a contribuição de autores, dedicados ao seu estudo, como Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, Labaree, procurando olhar para o trabalho real efetuado pelo professor como inspiração para a sua formação. Hoje, sob a responsabilidade da universidade, ela está marcada por forte acento no aspecto teórico, ficando o da prática bem menos atendido. Atentar ao trabalho realizado pelo professor pode ajudar a aproximá-la das necessidades que o futuro professor irá enfrentar. Para tanto é urgente que se construa uma parceria efetiva entre as duas instituições formadoras do professor, a universidade e a escola.

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Published

2012-08-31

How to Cite

Lüdke, M., & Boing, L. A. (2012). Do trabalho à formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 428–451. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/26

Issue

Section

Issues in Focus