Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola

Authors

  • Lena Lavinas
  • Alinne Veiga

Keywords:

Inclusão Digital, Avaliação do Programa, Políticas Públicas.

Abstract

Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lena Lavinas

Alinne Veiga

Published

2013-08-31

How to Cite

Lavinas, L., & Veiga, A. (2013). Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 542–569. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/2665

Issue

Section

Outros Temas