Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental

Authors

  • Claudia Davis Fundação Carlos Chagas
  • Yara Lúcia Esposito Fundação Carlos Chagas
  • Marina M. R. Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Cesar A. A. Nunes Universidade de São Paulo
  • Miriam Bizzocchi Fundação Carlos Chagas

Keywords:

Avaliação do Programa, Perfil Profissional do Professor, Prática de Ensino, Psicologia da Educação

Abstract

O objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas

Yara Lúcia Esposito, Fundação Carlos Chagas

Marina M. R. Nunes, Fundação Carlos Chagas

Cesar A. A. Nunes, Universidade de São Paulo

Miriam Bizzocchi, Fundação Carlos Chagas

Published

2007-04-30

How to Cite

Davis, C., Esposito, Y. L., Nunes, M. M. R., Nunes, C. A. A., & Bizzocchi, M. (2007). Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 227–245. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/380

Issue

Section

Outros Temas