Knowledge, teaching and commitment: the virtuous triangle of an at-risk professionalism

Authors

  • Maria do Céu Roldão Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Keywords:

Knowledge, Professional Training, Didactics, Deontology

Abstract

The present text discusses the reconfiguration of professional teaching knowledge and its anchoring in the training of teachers, pointed toward a solid professional identity, constructed along a continuum of professional development. This vision requires a different relationship with the production of specific knowledge that allows contradiction of the movement of deprofessionalization and functionalization that teachers go through. It has implications for the degree of commitment of teaching to the results of the school as the socially mandated locus for the guarantee of learning essential to the citizenry, today fundamental to the support of the economy and the cohesion of societies.

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Author Biography

Maria do Céu Roldão, Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário desde 1985, tendo sido professora Coordenadora com Agregação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, onde se aposentou em 2005. Colaborou, como docente e como investigadora, com as Universidades de Aveiro, Católica Portuguesa, dos Açores, de Macau, Lusófona e do Minho. É atualmente Professora associada convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora do CEDH na mesma universidade. Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora em projectos da Unesco para  a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique e com Cabo Verde.  Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Formação de Professores, nomeadamente ligados às questões da gestão e diferenciação curricular nas situações de diversidade socio-cultural das sociedades actuais, e ao campo da profissionalidade docente e conhecimento profissional, tendo numerosas publicações científicas nestes domínios.

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Published

2017-12-06

How to Cite

Roldão, M. do C. (2017). Knowledge, teaching and commitment: the virtuous triangle of an at-risk professionalism. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1134–1149. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/4367

Issue

Section

Tema em Destaque - Didática e formação de professores