Estética da sensibilidade como princípio curricular

Authors

  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Educação Estética, Diretrizes Curriculares, Filosofia da Educação

Abstract

O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rose Meri Trojan, Universidade Federal do Paraná

Published

2004-08-31

How to Cite

Trojan, R. M. (2004). Estética da sensibilidade como princípio curricular. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 425–443. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/481

Issue

Section

Outros Temas