Foucault e a análise do discurso em educação

Authors

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Foucault, M., Pesquisa Educacional, Discurso

Abstract

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Published

2001-11-30

How to Cite

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos De Pesquisa, (114), 197–223. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/591

Issue

Section

Outros Temas