Investimentos autofinanciáveis em educação
Keywords:
Escola Básica, Investimento, Edurural, NordesteAbstract
Vários estudos têm mostrado a relação existente entre desenvolvimento econômico de um país e nível de escolaridade de sua população. Países com sistema educacional eficiente e de boa qualidade formam indivíduos qualificados para integrar o mercado de trabalho com melhor produtividade. Em sistemas educacionais ineficientes, como é o caso do brasileiro, o investimento se justifica não somente pelo seu retorno econômico, como também pela melhoria de sua eficiência, o que produz, quase certamente, um retorno financeiro devido à economia obtida com essa melhoria. Os resultados aqui obtidos o confirmam.Investimentos em livro escolar, em material didático e nas condições físicas das escolas - insumos educacionais que visam a melhorar a aprendizagem dos alunos e, desta forma, estabelecer um ensino de melhor qualidade - também aumentam a eficiência do sistema, através da melhoria do fluxo dos alunos. Essa melhoria do fluxo diminui o custo para se obter um aluno formado, devido a um menor desperdício do sistema. A redução de custo mostrou-se maior que o investimento feito.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).