Políticas de constituição do conhecimento escolar na pesquisa educacional brasileira

Autores/as

  • Roberto Rafael Dias da Silva
  • Anna Luiza Verdi Pereira

Palabras clave:

Conhecimento Escolar, Currículo, Políticas Educacionais, Revisão da Literatura

Resumen

Este artigo aborda os processos escolares contemporâneos para entender as práticas de socialização e de transmissão cultural como processos socialmente produzidos. Para tanto, parte-se de uma revisão de literatura dos estudos sobre as políticas curriculares na América Latina, identificando duas tendências da produção sobre a constituição do conhecimento escolar. Revisaram-se, então, artigos publicados em cinco periódicos brasileiros ao longo da última década, elaborando-se “mapas da literatura”. Notou-se a predominância de três perspectivas: políticas de organização do conhecimento escolar; práticas escolares; epistemologias do currículo. Após o exame dos artigos selecionados, constatou-se que apresentam significativa consistência teórica, embora ainda apresentem poucos estudos empíricos.

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Publicado

2014-06-09

Cómo citar

Silva, R. R. D. da, & Pereira, A. L. V. (2014). Políticas de constituição do conhecimento escolar na pesquisa educacional brasileira. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 884–905. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/2685

Número

Sección

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