Vivir en la escuela: indisciplina, violência y bullying como desafíos educacionales

Autores/as

  • Mariana Gaio Alves Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento – UIED – e do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Palabras clave:

Discipline, Violencia, Bullying, Escuelas

Resumen

En la actualidad, indisciplina, violencia y bullying en las escuelas son preocupaciones significativas de la sociedad en general y objeto de una elevada atención por los medios de comunicación social. En este artículo se realiza una sistematización global de resultados de investigación, presentando sobre todo la etapa exploratoria de un meta-análisis de investigaciones de doctorado. Esta fase considera tan sólo las disertaciones presentadas en universidades portuguesas que se encuentran accesibles por medio del Repositorio Científico de Acceso Abierto de Portugal – RCAAP. Más allá de la creciente visibilidad social de las situaciones de indisciplina, violencia y bullying, se ecuacionan las dificultades de su delimitación conceptual y operacionalización empírica, así como eventuales modalidades de intervención en el sentido de prevenir y regular ocurrencias disruptivas en el médio escolar. La sistematización global de resultados de investigación también permite identificar eventuales futuras líneas de investigación.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Gaio Alves, Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento – UIED – e do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Professora auxiliar com agregação, da Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento – UIED – e do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Citas

ALMEIDA, Ana Nunes; VIEIRA, Maria Manuel. A escola em Portugal: novos olhares, outros cenários. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006.

ALVES, Mariana Gaio. (Re)pensar os modos de habitar a escola – contributos de pesquisas sobre indisciplina e violência. In: VIEIRA, M.; RESENDE, J.; NOGUEIRA, M.; DAYRELL, J.; MARTINS, A.; CALHA, A. Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre – ESE, 2013. p. 123-144. E-book.

AMADO, João. A indisciplina na escola e na aula: factores pedagógicos e prevenção. In: AFONSO, A.; AMADO, J.; JESUS, S. N. Sentido da escolaridade e stress dos professores. Lisboa: Edições Asa, 1999 (Cadernos CRIAP).

AMARAL, Patrícia. Respostas à violência na escola: uma perspectiva sociológica. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Sociedade) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2007.

BARROS, Paulo. Jogos e brincadeiras na escola: prevenção do bullying entre crianças no recreio. 2012. 217 f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2012.

BLAYA, Catherine. Violência e maus-tratos em meio escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

CAEIRO, Tiago. A escola face à violência: nos bastidores da organização escolar. 2009. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Sociedade) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2009.

CARVALHO, João. Os benefícios das atividades lúdicas para a prevenção do bullying escolar. 2012. 272 f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2012.

GONÇALVES, Ana Paula. (In)disciplina e (inter)ação pedagógica: do discurso às práticas. 2011. 357 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.

MELIM, Fernando. Na escola tu és feliz? Estudo sobre as manifestações e implicações do bullying escolar. 2011. 459 f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, 2011.

REBELO, Elsa. A cobertura jornalística da violência na escola na imprensa portuguesa (1998-2002).

587 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2008.

SÁ, José Ilídio. Bullying nas escolas: prevenção e intervenção. 2012. 609 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.

SEBASTIÃO, João. Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 71, p. 23-37, 2013.

SEBASTIÃO, João; ALVES, Mariana Gaio; CAMPOS, Joana. Violência na escola e sociedade de risco: uma aproximação ao caso português. In: SEBASTIÃO, J. (Org.). Violência na escola: tendências, contextos e olhares. Santarém: Cosmos, 2010. p. 15-42.

SEBASTIÃO, João; ALVES, Mariana Gaio; CAMPOS, Joana. Violência na escola: das políticas aos quotidianos. Sociologia, Problemas e Práticas, Oeiras, n. 41, p. 37-62, 2003.

SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara. Contextos escolares e violência. In: ENCONTRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E (DES)IGUALDADES, 2., 2011, Porto. Actas... Lisboa: Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, 2011.

p. 100-116. E-book.

SEIXAS, Sónia Raquel P. M. M. Comportamento de bullying entre pares, bem estar e ajustamento escolar. 2006. 423 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2006.

SILVA, Luciano Campos. Jovens das camadas populares e as múltiplas formas de relação com as regras escolares: rompendo com os determinismos na explicação dos comportamentos de indisciplina. In: VIEIRA, M.; RESENDE, J.; NOGUEIRA, M.; DAYRELL, J.; MARTINS, A.; CALHA, A. Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre: Instituto

Politécnico de Portalegre ESE, 2013. p. 145-156. E-book.

VAN ZANTEN, Agnés. Interdependência competitiva e as lógicas de ação das escolas: uma comparação europeia. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006. p. 191-226.

VALVERDE, Dulce. Turmas de percurso curricular alternativo: um processo possível de inclusão de jovens em risco? 2009. 209 f. Tese (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2009.

WOODS, Peter. Ser criativo em relação ao comportamento desviante na escola. In: PINTO, A. M.; CONDE, J. C.; CONDE, M. J. Indisciplina e violência na escola. Lisboa: Colibri, 2001.

Publicado

2016-10-14

Cómo citar

Alves, M. G. (2016). Vivir en la escuela: indisciplina, violência y bullying como desafíos educacionales. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 594–613. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/3679

Número

Sección

Tema em Destaque