Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores

Autores/as

  • Alda Junqueira Marin Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara
  • Luciana Maria Giovanni Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara

Palabras clave:

Formação Universitária de Professores, Expressão Escrita, Curso Normal Superior

Resumen

O objetivo central deste trabalho é o de relatar algumas análises de pesquisa sobre as condições que alunos concluintes de cursos de formação de professores exibem para atuar nos anos iniciais da escolaridade. Realizado na perspectiva dos estudos culturais, o estudo permite traçar o perfil desse alunado na dimensão específica do domínio da recepção e produção do texto escrito. Os dados referem-se a alunos concluintes de um Curso Normal Superior privado, de instituição do interior paulista, em 2005. Com o aporte da sociologia procura-se compreender criticamente esse modelo de formação atual, analisando-o a partir de dentro das instituições formadoras e de seus agentes. Os resultados apontam a precariedade das condições de domínio dos conteúdos escolares básicos relacionados à leitura e à escrita, indispensáveis para o exercício futuro da profissão docente nos primeiros anos do ensino fundamental, o que equivale a constatar, nessa parcela do alunado do ensino superior, indícios de falência do sistema escolar de ensino.

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Biografía del autor/a

Alda Junqueira Marin, Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara

Luciana Maria Giovanni, Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara

Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Marin, A. J., & Giovanni, L. M. (2007). Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 15–41. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/372

Número

Sección

Tema em Destaque