Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade.

Autores/as

  • Eleny Mitrulis Centro Universitário Monte Serrat
  • Sônia Teresinha de Sousa Penin Faculdade de Educação da USP

Palabras clave:

Curso Pré-Vestibular, Ação Afirmativa, Acesso ao Ensino Superior, Educação Comunitária

Resumen

Este artigo examina as crescentes demandas por acesso ao ensino superior em período em que se assiste a um deslizamento do debate sobre igualdade de oportunidades do plano da educação obrigatória para o terreno da educação superior. Representando os interesses dos novos grupos de concluintes de educação básica, proliferaram, a partir do final dos anos 90, dentro de movimentos sociais voltados para segmentos desassistidos da população, cursos preparatórios ao ensino superior, gratuitos e sem fins lucrativos. No âmbito das universidades públicas do Estado de São Paulo, igualmente sensíveis às urgências sociais da inclusão, registram-se também ações favoráveis ao acesso e à permanência desses segmentos sociais nos cursos oferecidos. O artigo analisa as ambigüidades e as aberturas presentes em programas preparatórios ao ensino superior, tomando como referência o Programa Pró-Universitário, voltados aos alunos da série terminal da educação básica, pertencentes à rede estadual de ensino, desenvolvido pela Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Traz uma análise do perfil dos alunos participantes e uma reflexão sobre os efeitos desse tipo de iniciativa sobre a relação dos jovens com o saber e sobre a construção de suas identidades. Sugere que a ação afirmativa para a inclusão de jovens dos segmentos populares em instituições públicas de ensino superior requer uma proposta educativa na qual a socialização e a aprendizagem estejam intimamente ligadas. O domínio dos saberes preparatórios aos exames de acesso deixa de ser considerado apenas pelo valor instrumental e adquire outros significados como uma nova maneira de ver o mundo, relacionar-se consigo mesmo e com o outro.

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Publicado

2013-06-25

Cómo citar

Mitrulis, E., & Penin, S. T. de S. (2013). Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 269–298. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/398

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