Educação e ideologia do talento no mundo da publicidade

Autores/as

  • José Carlos Durand Escola de Administração de Empresas - FGV

Palabras clave:

Publicidade, Comunicação, Educação, Profissão

Resumen

A publicidade no Brasil como ramo de negócio e profissão se expandiu muito nos anos 1940, 1950 e 1960. A chegada de agências americanas com um padrão mais sofisticado de trabalho, a rápida e vigorosa implantação do rádio e da TV e a subordinação da mídia impressa e eletrônica à receita de anúncios são fatores que definiram uma etapa de muito otimismo e esperança para os publicitários. Comparando as concepções e aspirações que presidiram à criação, em 1951, da primeira escola de propaganda em São Paulo (hoje, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM), com as queixas e indefinições quanto ao que deva nortear o ensino de publicidade, hoje massificado, o artigo aponta interesses econômicos e simbólicos que ajudam a entender o distanciamento que as agências mantêm em relação às faculdades.

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Biografía del autor/a

José Carlos Durand, Escola de Administração de Empresas - FGV

Publicado

2006-08-31

Cómo citar

Durand, J. C. (2006). Educação e ideologia do talento no mundo da publicidade. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 433–450. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/404

Número

Sección

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