Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Autores/as

  • Dagmar M. L. Zibas Fundação Carlos Chagas
  • Celso J. Ferretti Fundação Carlos Chagas
  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Ensino Médio, Reforma do Ensino, Juventude, Políticas Públicas

Resumen

Este artigo aborda a construção do protagonismo juvenil no âmbito da reforma do ensino médio, discutindo resultados parciais de pesquisa mais ampla, os quais focalizaram cinco escolas em dois estados brasileiros. O objetivo geral da investigação foi verificar como as escolas interagiam com as diretrizes oficiais que propõem a participação efetiva de alunos e dos pais na dinâmica escolar e quais são as mediações que articulam os microprocessos institucionais às orientações políticas e sociais mais abrangentes. Este texto, no entanto, analisa apenas o espaço que o pretendido desenvolvimento do protagonismo juvenil ocupa na trama da micropolítica escolar e, para isso, vale-se de conceitos de Stephen J. Ball como tentativa de "ler" a intrincada rede de relações intramuros que ressignifica as prescrições de órgãos centrais.

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Biografía del autor/a

Dagmar M. L. Zibas, Fundação Carlos Chagas

Celso J. Ferretti, Fundação Carlos Chagas

Gisela Lobo B. P. Tartuce, Fundação Carlos Chagas

Publicado

2006-04-30

Cómo citar

Zibas, D. M. L., Ferretti, C. J., & Tartuce, G. L. B. P. (2006). Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 51–85. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/411

Número

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