Metas de desenvolvimento do milênio, educação e igualdade de gênero

Autores/as

  • Carmem Barroso International Planned Parenthood Federation, Western Hemisphere Region

Palabras clave:

Educação, Mulheres, Relações de Gênero, Projeto Milênio

Resumen

Na reunião de Cúpula do Milênio, realizada no ano 2000, líderes máximos de países do mundo inteiro comprometeram-se a envidar todo tipo de esforços para atingir oito metas de desenvolvimento até 2015. O Secretário-Geral da ONU, tratando de mobilizar a vontade política necessária para implementar os compromissos assumidos com as metas, criou o Projeto Milênio para dar embasamento técnico às formas mais eficientes de alcançar cada uma delas. Esse projeto possui vários grupos de trabalho, um dos quais está encarregado da meta 2 (acesso universal à educação primária até o ano de 2015) e da meta 3 (promoção da igualdade entre os gêneros e empoderamento das mulheres). Este artigo analisa alguns aspectos da interseção desses dois temas porque, tradicionalmente, de um lado, as questões de gênero têm recebido pouca atenção nos debates educacionais e, de outro, a educação tem tido pouco destaque na agenda da igualdade de gêneros.

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Biografía del autor/a

Carmem Barroso, International Planned Parenthood Federation, Western Hemisphere Region

Publicado

2004-12-30

Cómo citar

Barroso, C. (2004). Metas de desenvolvimento do milênio, educação e igualdade de gênero. Cadernos De Pesquisa, 34(123), 573–582. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/462

Número

Sección

Tema em Destaque