Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa

Autores/as

  • Flávia Gonçalves da Silva PUC-SP
  • Claudia Davis Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Vigotski L. S., Psicologia da Educação, Desenvolvimento Cognitivo, Cadernos de Pesquisa

Resumen

O objetivo desse artigo é identificar como os conceitos de Vigotski foram apropriados por autores vinculados à área da Psicologia da Educação que divulgaram seus trabalhos no Brasil, bem como suas metas e o momento em que tais idéias foram aqui utilizadas. Serviram de base para a pesquisa os artigos publicados nos Cadernos de Pesquisa - revista da Fundação Carlos Chagas -, que citavam, nas referências bibliográficas, alguma obra de Vigotski. Foram encontrados 37 artigos, entre 1971 e 2000. A produção foi organizada por década e analisada por meio de categorias construídas a posteriori. Os resultados mostram que os trabalhos que fizeram uso dos conceitos de Vigotski não avançaram suficientemente do ponto de vista teórico, ficando restritos aos processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como à relação entre pensamento e linguagem.

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Publicado

2004-12-30

Cómo citar

Silva, F. G. da, & Davis, C. (2004). Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos De Pesquisa, 34(123), 633–661. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/465

Número

Sección

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