Modos de educação, gênero e relações escola-família

Autores/as

  • Maria Eulina Pessoa Carvalho Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Relações de Gênero, Relações Escola-Família, Educação, Pais

Resumen

As relações entre escola e família baseiam-se na divisão do trabalho de educação de crianças e jovens, envolvendo expectativas recíprocas. Quando se fala na desejável parceria escola-família e convoca-se a participação dos pais na educação, sobretudo pelo dever de casa como estratégia de promoção do sucesso escolar, não se consideram: as mudanças históricas e a diversidade cultural nos modos de educação e reprodução social; as relações de poder entre estas instituições e seus agentes; a diversidade de arranjos familiares e as desvantagens materiais e culturais de grande parte das famílias; as relações de gênero que estruturam a divisão de trabalho em casa e na escola. Este texto discute estas questões argumentando que a política educacional, o currículo e a prática pedagógica articulam os trabalhos educacionais realizados pela escola e pela família, segundo um modelo de família e papel parental ideal e com base nas divisões de sexo e gênero, subordinando a família à escola e sobrecarregando as mães, o que perpetua a iniqüidade de gênero.

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Biografía del autor/a

Maria Eulina Pessoa Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2004-04-30

Cómo citar

Carvalho, M. E. P. (2004). Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos De Pesquisa, 34(121), 41–58. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/488

Número

Sección

Tema em Destaque