Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões

Autores/as

  • Lucíola Licínio de C. P. Santos

Palabras clave:

Bernstein, Basil, Sociologia da Educação, Teoria da Educação

Resumen

O objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional.

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Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Santos, L. L. de C. P. (2003). Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos De Pesquisa, (120), 15–49. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/502

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