A escola e a exclusão

Autores/as

  • François Dubet Université Victor Segalen 2 – Bordeaux

Palabras clave:

Educação, Processo de Interação Social, Exclusão Social

Resumen

Para abordar com serenidade as relações entre educação e exclusão importa primeiro distinguir o que depende da exclusão social e de seus efeitos na escola, da exclusão escolar propriamente dita. A situação atual é, sem dúvida, definida pelo reforço dos processos sociais de exclusão com o aumento das desigualdades e do desemprego. Entretanto, o fenômeno mais marcante e mais paradoxal é o desenvolvimento da exclusão escolar propriamente dita, como conseqüência de uma vontade de interrogação inigualada. Quanto mais a escola intensifica o seu raio de ação, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fenômeno. Nesse contexto, a exclusão não é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimensões da experiência escolar dos alunos.

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Biografía del autor/a

François Dubet, Université Victor Segalen 2 – Bordeaux

Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Dubet, F. (2003). A escola e a exclusão. Cadernos De Pesquisa, (119), 29–45. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/514

Número

Sección

Tema em Destaque