Formação docente nos surveys de avaliação educacional

Autores/as

  • Paola Sztajn Universidade da Geórgia – EUA
  • Alicia Bonamino alicia@edu.puc-rio.br
  • Creso Franco creso@edu.puc-rio.br

Palabras clave:

Formação de Professores, Avaliação da Educação, Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Qualitativa

Resumen

Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Sztajn, Universidade da Geórgia – EUA

Alicia Bonamino, alicia@edu.puc-rio.br

Creso Franco, creso@edu.puc-rio.br

Publicado

2003-03-31

Cómo citar

Sztajn, P., Bonamino, A., & Franco, C. (2003). Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cadernos De Pesquisa, (118), 11–39. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/527

Número

Sección

Tema em Destaque