Os jovens do ensino médio e suas representações sociais

Autores/as

  • Maria Laura P. Barbosa Franco Fundação Carlos Chagas
  • Gláucia Torres Franco Novaes Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Representações Sociais, Ensino Médio, Escolas, Trabalho

Resumen

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Laura P. Barbosa Franco, Fundação Carlos Chagas

Gláucia Torres Franco Novaes, Fundação Carlos Chagas

Publicado

2001-03-31

Cómo citar

Franco, M. L. P. B., & Novaes, G. T. F. (2001). Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos De Pesquisa, (112), 167–183. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/620

Número

Sección

Outros Temas