Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares

Autores/as

  • Ana Canen UFRJ

Palabras clave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Prática Docente, Cidadania, Multicultural

Resumen

O estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de “identidade nacional” e “pluralidade identitária” nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.

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Biografía del autor/a

Ana Canen, UFRJ

Publicado

2000-12-30

Cómo citar

Canen, A. (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos De Pesquisa, (111), 135–149. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/633

Número

Sección

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