A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração

Autores/as

  • Eliana Bhering UNIVALE
  • Iram Siraj-Blatchford University of London

Palabras clave:

Relações Escola-Família, Escolas, Relações Pais-Alunos

Resumen

Este estudo usa dados qualitativos coletados em entrevistas com um grupo de 21 "pais" de crianças de 4º série do 1º grau, em oito escolas estaduais de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo foi o de pesquisar sua opinião sobre seu envolvimento com a escola primária e com aspectos educacionais. Os dados foram coletados utilizando a tipologia criada por Epstein (in Brandt, 1989), na qual foram resumidas em cinco categorias as várias maneiras de envolver os pais com a escola. Esta tipologia tem sido usada em várias pesquisas, em diferentes países e sua validade já se encontra testada cientificamente. É também usada a teoria das esferas sobrepostas (Epstein, 1987). Os resultados mostram o surgimento de um modelo diferente do de Epstein, que pode ser resumido em três categorias: ajuda comunicação e envolvimento. A nossa definição de "pais" inclui mães, pais, e todos os outros responsáveis pela guarda legal da criança, mas isso não implica a participação de pais neste estudo, pois nele prevaleceram mães que costumam ser mais presentes na escola, tanto no Brasil como em outros países.

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Biografía del autor/a

Eliana Bhering, UNIVALE

Iram Siraj-Blatchford, University of London

Publicado

1999-03-31

Cómo citar

Bhering, E., & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos De Pesquisa, (106), 191–216. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/689

Número

Sección

Outros Temas