Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia

Autores/as

  • José Antonio Castorina Universidade de Buenos Aires

Palabras clave:

Aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Psicologia, Prática de Ensino, Piaget, Jean, Vigotsky, Lev Semionovitch

Resumen

Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa.

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Biografía del autor/a

José Antonio Castorina, Universidade de Buenos Aires

Publicado

1998-11-30

Cómo citar

Castorina, J. A. (1998). Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia. Cadernos De Pesquisa, (105), 160–183. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/708

Número

Sección

Temas em Debate