A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino

Autores/as

  • Sonia Teresinha de Sousa Penin

Palabras clave:

Construção do Conhecimento, Representação do Professor, Cultura Escolar

Resumen

Com o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Teresinha de Sousa Penin

Publicado

1995-02-28

Cómo citar

Penin, S. T. de S. (1995). A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cadernos De Pesquisa, (92), 05–15. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/854

Número

Sección

Artículos