Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação

Autores/as

  • Lucília Regina de Souza Machado Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, do Centro Universitário Una – Belo Horizonte

Palabras clave:

Conhecimentos, Ensino Profissional, Instituições de Ensino, Desenvolvimento Social

Resumen

O artigo traz resultados de análises de documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como documentos legais e do Ministério da Educação. Desejou-se saber como esses documentos definiram o uso dos saberes profissionais no atendimento de demandas específicas do sistema social. Foram priorizadas, sobretudo, demandas concretas do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; de interesses de grupos sociais e instituições; de peculiaridades regionais; de arranjos produtivos, sociais e culturais locais e as decorrentes da necessidade de preservação do meio ambiente.

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Publicado

2011-08-31

Cómo citar

Machado, L. R. de S. (2011). Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 352–375. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/94

Número

Sección

Tema em Destaque