A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987

Autores/as

  • Any Dutra

Palabras clave:

Alfabetização, Políticas Educacionais, Políticas Públicas

Resumen

O objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política.

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Biografía del autor/a

Any Dutra

Publicado

1995-03-31

Cómo citar

Dutra, A. (1995). A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987. Cadernos De Pesquisa, (85), 33–42. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/949

Número

Sección

Artículos