Influência do desempenho educacional na escolha da profissão

Auteurs-es

  • Maria Cristina Nogueira Gramani
  • Cintia Rigão Scrich

Mots-clés :

Educação Básica, Escolha Profissional, Rendimento Escolar, Matemática

Résumé

O artigo estuda a influência do desempenho em Matemática na educação básica na escolha de carreiras no ensino superior. A análise, em duas fases, calcula, na primeira delas, uma eficiência relativa educacional em Matemática para cada unidade da federação, utilizando os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Exame Nacional do Ensino Médio. Na segunda fase, correlaciona essa eficiência com a procura por cursos no vestibular. Se a correlação for forte e positiva, pode-se dizer que o estado com maior eficiência educacional em Matemática apresenta maior procura por esse curso. Os resultados mostram que os estados com maior eficiência em relação à Matemática também são aqueles onde os estudantes escolhem as carreiras mais diretamente ligadas a ela, em especial as engenharias. Outro resultado, e mais preocupante, sugere que as carreiras relativas à formação de professores na área de exatas, como Física e Matemática, são mais procuradas em estados com menor eficiência em Matemática.

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Maria Cristina Nogueira Gramani

Cintia Rigão Scrich

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Publié-e

2012-12-31

Comment citer

Nogueira Gramani, M. C., & Rigão Scrich, C. (2012). Influência do desempenho educacional na escolha da profissão. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 868–883. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/12

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