Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências

Auteurs-es

  • Sandra Zákia Sousa Universidade de São Paulo - USP/SP
  • Romualdo Portela de Oliveira Universidade de São Paulo - USP/SP

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Avaliação de Estudantes, Administração Escolar, SAEB

Résumé

O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa sistemas de avaliação implementados por cinco unidades federadas (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), considerando as características vigentes em 2005-2007. Tendo como referência suas especificidades, busca-se explorar como os resultados produzidos vêm informando a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como discutir seu potencial para tornar-se um marco da política educacional que efetivamente interfere na gestão das redes de ensino e das escolas. Observou-se que os sistemas tendem a apresentar características semelhantes e tomam como principal referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica, de âmbito nacional. Quanto ao uso dos resultados, são tênues ou inexistentes seus impactos ainda que precedidos, na fala de seus propositores, de ampla retórica presente na literatura sobre suas potencialidades. No entanto, a partir do balanço feito pelos próprios gestores dos sistemas, é possível identificar a preocupação de tornar tais sistemas mais efetivos. Assim, já neste estudo, identificam-se iniciativas que procuram transformar a utilização dos dados obtidos em instrumentos de gestão, como as que propõem bônus para professores e funcionários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo - USP/SP

Romualdo Portela de Oliveira, Universidade de São Paulo - USP/SP

Téléchargements

Publié-e

2010-12-31

Comment citer

Sousa, S. Z., & Oliveira, R. P. de. (2010). Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 793–822. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/148

Numéro

Rubrique

Outros Temas