Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão

Auteurs-es

  • Rafael Pimentel Maia Universidade Estadual de Campinas
  • Hildete Prisco Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Aluisio Souza Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

Avaliação de Estudante, Ensino Superior, Estatísticas

Résumé

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho dos alunos da Universidade Estadual de Campinas, do ingresso à conclusão do curso. A amostra é composta por todos os ingressantes dessa universidade nos anos de 1997 a 2000, e a população que corresponde ao universo dos alunos ingressantes em todo o período de existência da universidade. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários socioculturais, aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares na inscrição do vestibular, e de informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica da Universidade. É proposta uma metodologia com base na variável denominada "ganho relativo" sugerida por Dachs e Maia (2006). Essa nova metodologia fundamenta-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-estatísticas. Propõem-se testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos segundo alguns agrupamentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Pimentel Maia, Universidade Estadual de Campinas

Hildete Prisco Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Aluisio Souza Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Téléchargements

Publié-e

2009-08-20

Comment citer

Maia, R. P., Pinheiro, H. P., & Pinheiro, A. S. (2009). Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 645–660. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/241

Numéro

Rubrique

Temas em Debate