Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental

Auteurs-es

  • José Francisco Soares
  • Maria Teresa Gonzaga Alves

Mots-clés :

Sistemas de Ensino, Escola Pública, Ensino Fundamental, Efeitos Educacionais

Résumé

Este estudo, em linha com a literatura sobre os efeitos das escolas, tem como principal objetivo identificar escolas públicas e municípios que contribuem para elevar significativamente os resultados de seus alunos. Para isso, comparamos os efeitos das escolas e dos municípios avaliados com outros indicadores de qualidade educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - e os gastos municipais por aluno, e também a eficiência das redes de ensino públicas dentro dos municípios. Utilizamos as bases de dados da Prova Brasil de 2005, 2007, 2009 e 2011, e estimamos modelos de regressão hierárquicos, que possibilitam um melhor controle sobre os fatores contextuais que influenciam os resultados dos alunos. A conclusão é que os efeitos das escolas e dos municípios são melhores indicadores da qualidade educacional do que o Ideb. Identificamos inúmeras escolas e municípios que, consideradas as características sociodemográficas dos alunos e do contexto escolar, têm efeitos muito acima do esperado e com eficiência de gastos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

José Francisco Soares

Maria Teresa Gonzaga Alves

Téléchargements

Publié-e

2013-08-31

Comment citer

Soares, J. F., & Alves, M. T. G. (2013). Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 492–517. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/2662

Numéro

Rubrique

Outros Temas