Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997

Auteurs-es

  • Luiz Antonio Cunha

Mots-clés :

Educação Brasileira, Políticas Educacionais, Educação Religiosa, Educação Laica

Résumé

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Antonio Cunha

Téléchargements

Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Cunha, L. A. (2007). Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 285–302. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/358

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque