O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas

Auteurs-es

  • Ana Maria Cavaliere Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Educação Religiosa, Escolas Públicas, Rio de Janeiro

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, onde se analisou o processo de implementação do ensino religioso confessional como disciplina regular. Os depoimentos de 96 professores demonstraram que ainda que predomine o apoio à disciplina, há um mal-estar nas escolas quanto ao seu caráter confessional. O estudo mostrou também que a expectativa de reforço do controle social foi a base para a aceitação da disciplina pelos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Maria Cavaliere, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Téléchargements

Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Cavaliere, A. M. (2007). O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 303–332. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/359

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque