O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil

Auteurs-es

  • Nigel Brooke Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação da Educação

Résumé

O artigo trata do surgimento da política em que a escola e seus dirigentes são responsabilizados pelos resultados dos alunos (accountability), e descreve os contornos e prováveis conseqüências das primeiras experiências no Brasil. Discute o contexto em que se produziram os exemplos mais conhecidos da política de responsabilização, na Inglaterra e nos Estados Unidos, com o propósito de avaliar se os resultados obtidos até agora no Brasil indicam a existência de condições para que ela se torne elemento central dos sistemas de gestão educacional nos estados. Os exemplos estudados são o Prêmio Educacional Escola do Novo Milênio - Educação Básica de Qualidade no Ceará, o Programa Nova Escola da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, e o Boletim da Escola da Secretaria de Educação do Estado de Paraná. A análise utiliza principalmente dados dos sistemas estaduais de avaliação de desempenho nas fórmulas empregadas para o cálculo das conseqüências para as equipes escolares, e chega à conclusão de que as condições políticas na maioria dos estados representam um empecilho à adoção extensiva dessa forma de responsabilização em um futuro próximo.

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Biographie de l'auteur-e

Nigel Brooke, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publié-e

2006-08-31

Comment citer

Brooke, N. (2006). O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 377–401. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/402

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