Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo

Auteurs-es

  • Marta Diniz Paulo de Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Canen Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Multiculturalismo, Identidade, Negros, Raça

Résumé

Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2004-12-30

Comment citer

Assis, M. D. P. de, & Canen, A. (2004). Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. Cadernos De Pesquisa, 34(123), 709–724. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/468

Numéro

Rubrique

Outros Temas