Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação

Auteurs-es

  • Sonia Kramer PUC - Rio

Mots-clés :

Leitura e Escrita de Professores, Memória, Políticas de Leitura e Escrita, Formação de Professores

Résumé

Este artigo apresenta pesquisa sobre narrativa, experiências de leitura/escrita e memória de professores. Baseado na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial em Walter Benjamin, procura conhecer práticas de leitura e escrita de professores e compreender como foi construída -- ao longo de suas trajetórias -- sua relação com a escrita e de que forma tal relação influencia a prática escolar. Discute questões de natureza teórico-metodológica; apresenta as etapas da pesquisa, seus desafios e os principais achados, tratando do período exploratório (entrevistas com professores de pré-escola e 1as séries do 1o grau) e da investigação (entrevistas com professores que atuaram nas décadas de 20/30/40 e 50/60); e sintetiza o ensaio que vem sendo feito a partir de acervo de fotografias de situações de leitura e escrita captadas no cotidiano do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

1999-03-31

Comment citer

Kramer, S. (1999). Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação. Cadernos De Pesquisa, (106), 129–157. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/697

Numéro

Rubrique

Outros Temas