Paulo Freire: pedagogia do oprimido trinta anos depois

Auteurs-es

  • Dagmar Zibas Fundação Carlos Chagas

Résumé

Em recente entrevista a uma revista semanal brasileira de grande circulação (Revista Veja), Daniel Cohn-Brendit, o ex-rebelde que comandou as revoltas estudantis de maio de 68 na França, disse que os despossuídos estão órfãos, pois as questões sociais que lhes dizem respeito sumiram do atual discurso político. De fato, o atual predomínio das teses neoliberais tornou quase constrangedor mencionar-se a opressão econômica e social na América Latina. Parece que os dois pólos da relação histórico-dialética "opressor-oprimido" saíram de cena. Só se discute agora o "consenso social" para o avanço da modernidade. Nesse quadro, como fica a atualidade de seu livro A Pedagogia do oprimido, lançado há trinta anos?

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Biographie de l'auteur-e

Dagmar Zibas, Fundação Carlos Chagas

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Publié-e

1994-02-28

Comment citer

Zibas, D. (1994). Paulo Freire: pedagogia do oprimido trinta anos depois. Cadernos De Pesquisa, (88), 78–80. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/919

Numéro

Rubrique

Entrevista