Ensino médio no contexto do PNE (2014-2024): Acesso e permanência protelados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.10601

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Universalização do Ensino, Qualidade

Resumo

O presente artigo problematiza elementos de acesso e permanência com qualidade social no ensino médio no Brasil. Adota-se o método dialético, com ênfase na categoria metodológica contradição e nas categorias de conteúdo negação do acesso e protelação da permanência exitosa. Abordam-se, mormente, os indicadores educacionais: matrícula no ensino médio; taxa de atendimento escolar; população de 16 anos sem ensino fundamental completo; taxa líquida de matrícula; e população de 19 anos sem ensino médio. As análises revelam uma política educacional que secundarizou o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e, consequentemente, a urgência de ter todos os jovens de 15 a 17 anos na última etapa da educação básica. A universalização do ensino médio com qualidade social não pode mais ser protelada.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Tubarão-SC, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul. Líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio (Grepem). Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: trabalho docente e valorização dos profissionais da educação e ensino médio no Brasil.

Deivid Vitoreti Geraldi, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Tubarão-SC, Brasil

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio (Grepem). Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: ensino médio, direito à educação, qualidade social e acesso e permanência escolar.

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Publicado

08-09-2025

Como Citar

Costa, G. L. M., & Geraldi, D. V. (2025). Ensino médio no contexto do PNE (2014-2024): Acesso e permanência protelados. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e10601. https://doi.org/10.18222/eae.v36.10601

Edição

Seção

Artigos