Letramento em avaliação: Formação de avaliadores da parte escrita do Celpe-Bras
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11489Palavras-chave:
Avaliação, Formação, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Português como Língua AdicionalResumo
Este trabalho apresenta o curso autoformativo para avaliadores da parte escrita do exame Celpe-Bras. São explicitados os objetivos, as bases teóricas e a abordagem metodológica utilizada nas atividades propostas, apontando seu potencial para o desenvolvimento do letramento em avaliação de avaliadores e de professores de português como língua adicional. Orientadas por um desenho de prática-reflexão-prática, as atividades do curso fornecem oportunidades para os cursistas experienciarem os procedimentos avaliativos e relacioná-los ao construto do exame. Os conteúdos do curso e a abordagem metodológica proposta projetam a aprendizagem por meio da reflexão sobre a prática de avaliação, trazendo subsídios teóricos e metodológicos para o ensino e a avaliação de produção textual.
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