Cobranças, estratégias e “jeitinhos”: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro

Autores

  • Rodrigo Rosistolato Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ana Pires do Prado Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Silvina Julia Fernández Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142853

Palavras-chave:

Avaliação dos Sistemas de Ensino, Cotidiano Escolar, Práticas de Gestão, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar visões de gestores da rede municipal do Rio de Janeiro sobre as avaliações em larga escala e seus reflexos no cotidiano escolar. Os dados foram mapeados em quatro grupos focais, dois com diretores e dois com profissionais da gestão central e intermediária da Secretaria Municipal de Educação. Demonstraremos que, apesar das avaliações externas ainda se apresentarem como eventos extraordinários ao cotidiano escolar, há uma tendência à utilização dos dados delas resultantes como norteadores das práticas de gestão, mesmo com o desconhecimento técnico das avaliações. Foi possível perceber um “efeito dominó”. Trata-se de um conjunto de cobranças sucessivas aos agentes de acordo com sua posição na hierarquia da gestão, que induz estratégias para melhorar o desempenho institucional, assim como “jeitinhos” e estratagemas orientados pela expectativa de aumentar os índices das escolas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

rosistolato@hotmail.com

Ana Pires do Prado, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ)anapprado@yahoo.com

Silvina Julia Fernández, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ)

silvinajf@gmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Rosistolato, R., Prado, A. P. do, & Fernández, S. J. (2014). Cobranças, estratégias e “jeitinhos”: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 78–107. https://doi.org/10.18222/eae255920142853

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação em larga escala e gestão educacional