Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Discurso, Saerjinho, Políticas EducacionaisResumo
O objetivo deste artigo é explorar as ambivalências forjadas no processo de produção de significados sobre o Saerjinho – avaliação oficial que compõe o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro – por parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e de docentes da rede. A abordagem de informações e documentos oficiais sobre a referida avaliação e de entrevistas com professores se inscreve em uma postura epistêmica discursiva que opera na pauta pós-fundacional que permite entender o processo de significação como um ato político. A análise apontou que há disputas entre os três agentes destacados para a produção de sentidos sobre o Saerjinho, e que os significantes avaliação interna, avaliação externa e avaliação diagnóstica têm suas fronteiras borradas de acordo com os interesses políticos envolvidos.
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