Psicometria Moderna:características e tendências

Authors

  • Wagner Bandeira Andriola

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092052

Keywords:

Psicometria, TRI, Avaliação da Educação

Abstract

O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wagner Bandeira Andriola

Published

2009-08-30

How to Cite

Andriola, W. B. (2009). Psicometria Moderna:características e tendências. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 319–340. https://doi.org/10.18222/eae204320092052

Issue

Section

Outros Temas