Psicometria Moderna:características e tendências

Autores/as

  • Wagner Bandeira Andriola

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092052

Palabras clave:

Psicometria, TRI, Avaliação da Educação

Resumen

O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Bandeira Andriola

Publicado

2009-08-30

Cómo citar

Andriola, W. B. (2009). Psicometria Moderna:características e tendências. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 319–340. https://doi.org/10.18222/eae204320092052

Número

Sección

Outros Temas